UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado I em geografia: análises a partir de uma escola pública em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Ângela Karina Belarmino Silva
dc.date.accessioned 2018-07-13T16:26:07Z
dc.date.available 2018-07-13T16:26:07Z
dc.date.issued 2018-05-09
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17091
dc.description BRITO, A. K. B. S. O estágio supervisionado I em geografia: análise a partir de uma escola pública em Campina Grande - PB. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do estágio supervisionado I, compreendendo nessa fase a formação inicial dos professores, fazendo uma análise de uma escola pública de ensino fundamental, o estudo faz um relato sobre a realidade deste período que alunos estagiários passam antes de concluir a graduação. O recorte espacial foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo localizada no bairro do Jeremias zona norte de Campina Grande/PB. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho se deu com entrevistas por meio de questionários aplicados a professores de Geografia com a intenção de saber quais contribuições na visão deles os estágios podem contribuir com a formação e a carreira docente e como os estagiários podem colaborar com a escola neste processo. A partir disso, aliando à teoria a prática no ensino de Geografia no estágio, possibilitou-se com esta experiência e desafio que é estar em uma sala de aula, notar o quanto é importante esta fase para que o aluno estagiário conheça de fato o que se passa no dia a dia das salas de aula e no espaço escolar e comunidade como um todo, com suas características e peculiaridades locais, construindo assim seus conceitos com relação ao sua formação enquanto futuro professor, contribuindo assim com seu futuro ou não em uma possível carreira na área de educação, tão necessária e carente de bons profissionais comprometidos com o ensino de qualidade em especial o de Geografia. Desta forma procuramos entender neste artigo que os estágios na escola, na opinião dos professores entrevistados são aceitos de forma tranquila, pois poderão colaborar com um ensino por meio das oportunidades dadas aos futuros professores, ao mesmo tempo em que se entende que outras experiências não poderão ser tão boas, deixando a desejar o trabalho dos estagiários. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.title O estágio supervisionado I em geografia: análises a partir de uma escola pública em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta