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Monotongação: um processo variacionista na prática escolar

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dc.contributor.author Anselmo, Maricélia da Silva
dc.date.accessioned 2013-08-23T15:03:04Z
dc.date.available 2013-08-23T15:03:04Z
dc.date.issued 2013-08-23
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1710
dc.description ANSELMO, M. da. S. Monotongação: um processo variacionista na prática escolar. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o fenômeno da monotongação, recorrente na oralidade, e que provavelmente venha a ocorrer também na escrita, uma vez que a língua escrita tende a pautar-se ou seguir a língua falada. A monotongação constitui-se de um processo fonológico presente no interior da formação silábica, em que ocorre o apagamento da semivogal (glide) do ditongo. Esse processo ocorre com mais evidência nos ditongos decrescente, casos em que o glide ocupa a posição de coda, na estrutura silábica, embora ocorram alguns casos com os ditongos crescentes. Alguns estudos relacionados a esta pesquisa, trazem o aspecto linguístico como determinante desse processo de monotongação, este fenômeno está mais presente na fala, porém iremos encontrar também na escrita, o qual será nosso foco na pesquisa. Nosso estudo se desenvolveu a partir de uma análise de dados coletados, por meio de um ditado de palavras, o qual foi realizado, no âmbito escolar, com alunos do ensino fundamental e médio. O interesse em estudar esse tema surge da necessidade de desenvolver mais pesquisas nessa área, uma vez que constitui um tema importante pelo fato de está relacionado ao desenvolvimento tanto da oralidade, como da escrita dos alunos e por constituir um fenômeno direcionado aos aspectos sociais, desenvolveremos nosso estudo pautado na pesquisa sociolinguística. Para tanto usou-se como aporte teórico alguns representantes dessa linha de pesquisa, tais como: Bortoni-Ricardo, (2005) e Hora (2004); e como referencial do nosso objeto de estudo: Bisol (2001) e Silva (2001). A partir das colocações desses pesquisadores, realizou-se a investigação, para com isso chegar aos nossos resultados, ou seja, observar se a presença do processo de monotongação ocorre com frequência na escrita dos alunos do ensino regular. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: André Pedro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ditongos pt_BR
dc.subject Monotongação pt_BR
dc.subject Variação pt_BR
dc.title Monotongação: um processo variacionista na prática escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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