dc.description.abstract |
Em pleno século XXI a Polícia Civil da Paraíba ainda engatinha no quesito Tecnologia da Informação e por consequência do baixo índice de virtualização dos seus processos acaba por prejudicar a eficiência do seu trabalho, não fazendo bom uso dos seus recursos humanos e financeiros limitados, a ponto de correr o risco de se criar planejamentos inadequados ao combate ao crime, uma vez que, não dispõem de dados confiáveis e atualizados em tempo real sobre a situação ao qual deve enfrentar. Analisamos as vantagens e inovações proporcionadas pela Tecnologia da Informação, somados a necessidade de modernização da Polícia Civil para aumentar a sua efetividade, reduzir os custos e melhor gerir seus recursos, levando a instituição policial a um processo de atualização na maneira de tratar dos seus procedimentos. Começando a criar soluções para melhorar as estatísticas criminais e a sua interpretação, oferecendo a possibilidade dos gestores decidirem baseados em dados oriundos dos diversos trabalhos de análise criminal formatados por profissionais habilitados da instituição fazendo uso de ferramentas modernas a exemplo do BI (Business Intelligence). Com o uso da informática passou a ser possível para instituição fornecer um serviço Online de qualidade, permitindo a população se beneficiar, registrando fatos atípicos pelo site da Delegacia Online sem a necessidade de se dirigir a uma delegacia de polícia, economizando tempo e dinheiro para ambos os lados. A utilização do Sistema de Procedimentos Policiais e Delegacia Online passou enriquecer os bancos de dados da Polícia Civil, que futuramente será único, encabeçado pelo novo sistema de procedimentos policiais, onde passará a se retirar com rapidez respostas a diversos questionamentos, sendo esses tanto relatórios dinâmicos como estáticos. Feito uma análise sobre os principais sistemas existentes, apontando falhas e possíveis melhorias que aumentaram a eficácia da instituição. Apesar do SSP (Sistema de Procedimentos Policiais) ser um sistema moderno e recente, fazendo uso de tecnologias web atuais, faltou incluir uma série de tecnologias, a exemplo da Biometria, em seus processos, deixando o software carente de futuras atualizações. A Delegacia Online que cumpri o seu papel na instituição, de oferecer um serviço online de qualidade a população, também carece de melhorias e ajustes, a exemplo do processo de integração com o banco do SPP. |
pt_BR |