UEPB - Repositório Digital

Contos infantis e creche: a dramatização incentivando o desenvolvimento da imaginação e fantasia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Zélia da Silva
dc.date.accessioned 2013-08-27T12:40:27Z
dc.date.available 2013-08-27T12:40:27Z
dc.date.issued 2013-08-27
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1729
dc.description NASCIMENTO, Z. da. S. Contos infantis e creche: a dramatização incentivando o desenvolvimento da imaginação e fantasia. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo discute acerca da importância da dramatização a partir dos contos na creche, com o objetivo de promover o envolvimento das crianças com a Literatura infantil, desenvolvimento da linguagem oral e corporal, bem como propiciando o contato com a leitura e escrita através da arte dramatizada. Visando estimular a descoberta de diferentes possibilidades de movimentos tanto para viabilizar o desenvolvimento corporal, como para levar a criança ao encontro do outro, exercitando a afetividade, o inter-relacionamento, a sensibilização, nesse trabalho enfatiza a importância do respeito e do limite de cada indivíduo dentro de uma coletividade. Usando como veículo dessa relação a Prática Teatral, ressaltamos que o trabalho com teatro na instituição escolar tem a importância fundamental na educação, pois o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação expressão corporal, imposição de voz e vocabulário. Também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como o seu desenvolvimento; oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, em que na realização de cenas dramáticas trabalha-se o faz de conta, a imaginação e interpretação, uma vez que a atividade lúdica prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança. Cabe ressaltar que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa-ação, observando-se o campo de estágio, planejando-se ações para intervir nos processos Ensino e Aprendizagem. Tal visão permitiu, no período de intervenção, despertar a imaginação e fantasia das crianças, fazendo-as sonhar e vivenciar a magia contida nos livros contribuindo para o desenvolvimento infantil; de forma que quando aguçamos na criança possibilidades e habilidades de expressar seus sentimentos, pensamentos, dúvidas e criatividades contribuímos com a formação da cidadania, pois a criança além de adquirir conhecimentos específicos nas diferentes áreas do conhecimento humano desenvolverá hábitos que a instrumentalizará com as mais amplas condições culturais, políticas e sociais para sua interação com o mundo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Contos infantis pt_BR
dc.subject Creche pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Contos infantis e creche: a dramatização incentivando o desenvolvimento da imaginação e fantasia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta