dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a influência da mediação do professor no processo de formação de leitores no Ensino Fundamental, mais especificamente, trata da influência que a prática pedagógica do professor, no trabalho com a leitura, exerce sobre a formação do gosto e hábito de leitura dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A teoria que alicerça esta pesquisa considera a leitura como fonte de aprendizagem, que conduz à obtenção de conhecimento, a exemplo de Freire (2005), Koch (2007), Kleiman (2007) entre outros. O trabalho foi baseado nos resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto didático intitulado “Ler é bom: Experimente!”, realizado com uma turma de 4º ano no Centro Educacional Epaminondas Torres de Aquino, no município de Mulungu/PB. A partir dessa experiência, verificamos que os resultados nela obtidos sejam significativos para comprovar que a postura do professor leitor e sua prática pedagógica são fortes aliadas no processo de desenvolvimento e formação da habilidade de leitura dos educandos, além de contribuir no processo de inserção social do indivíduo. |
pt_BR |