dc.description.abstract |
Ao longo dos anos, o caráter pedagógico, em relação ao atendimento nas creches tem se
modificado no que diz respeito ao cuidar e educar. Na atualidade, sua função educativa tem
sido definida tanto em teorias acerca da infância quanto na legislação da Educação
brasileira. Este artigo tem a intenção de investigar a concepção dos alunos do Curso de
Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, no Município de Guarabira
– PB, ou seja, o objetivo de estudo deste trabalho visa à formação inicial de estudantes do
Curso de Pedagogia, acerca do trabalho docente no segmento da creche. Para tanto, num
primeiro momento, construímos um estudo introdutório sobre a temática, a partir de uma
revisão bibliográfica, utilizando-se de autores, como: Craidy (2001), Kramer (2005) e
Kulisz (2006). Num segundo instante, foi feita uma entrevista – num processo de
amostragem, com os alunos do curso de Pedagogia da turma 2007.1, no turno noturno. Foi
possível visualizar as primeiras impressões dos sujeitos envolvidos. Como primeiras
considerações, evidenciamos que a formação inicial do educador da creche não deve ser
vista isoladamente como a única garantia de um atendimento de qualidade para as crianças
pequenas. Por fim, identificamos que investir na formação inicial para a Educação Infantil
significa reconhecer a sua importância na formação integral do sujeito na primeira
infância. |
pt_BR |