Resumo:
Diversos estudos têm demonstrado que a utilização das novas tecnologias na educação
podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na medida em que associa a teoria a
mecanismos tecnológicos que tornam dados conteúdos mais compreensíveis. Um dos
grandes desafios dos professores que lecionam as disciplinas da Engenharia de Estruturas,
por exemplo, é ter a disposição uma ferramenta didática de fácil manipulação para o ensino
dos fundamentos da mecânica dos materiais e outros conteúdos, uma prática que facilitaria
bastante o trabalho docente e consequentemente o aprendizado do aluno. Intentando
conhecer os programas disponíveis nas universidades e no mercado fez-se uma breve
pesquisa via internet e em alguns exemplares bibliográficos, e observou-se que a grande
maioria dos softwares encontrados tem por finalidade a otimização do processo de
construção de projetos, não tendo nenhum caráter pedagógico e os que possuem essa
característica, possibilitam apenas que o aluno resolva os problemas de forma mais rápida,
não tendo o processo de ensino-aprendizagem como foco principal. Logo, esse trabalho visa
mostrar o software educacional, FlexVig, desenvolvido com a finalidade de facilitar o
processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Engenharia Civil e dos docentes atuantes
nessa área, partindo de uma perspectiva pedagógica e analítica.
Descrição:
OLIVEIRA, G. da S.
FLEXVIG: um software educativo para auxiliar no
ensino de flexão de viga. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.