Resumo:
A Geografia, como ciência da humanidade, destina-se, ao estudo do espaço produzido pelas sociedades, em suas relações com os grupos sociais, natureza e tempo histórico. Diante desse contexto, partimos da seguinte problemática: de que forma, as aulas práticas de campo proporcionam uma melhor assimilação de conteúdo por parte dos alunos, como fonte enriquecedora de aprendizado? Assim, esse artigo tem como objetivo, analisar, sob a ótica do aluno do 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, Areia-PB, e a forma em que a aula de campo contribui para uma melhor aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Geografia. O universo da pesquisa foi a turma do 1º Ano do Ensino Médio, com 16 alunos. Em relação ao trabalho, trata-se de uma pesquisa explicativa, pois buscou identificar quais os fatores determinantes referentes ao estudo. O referido estudo foi realizado através da implementação de questionários e relatórios da docente. Foram feitos 16 questionários com os alunos, com perguntas objetivas e subjetivas. As objetivas foram tabuladas em gráficos na forma de diagrama de setor e as subjetivas foram dispostas em tabelas e, ambas, analisadas à luz da literatura específica. Para a realização do estudo, lançou-se mão da pesquisa aplicada. Quanto à abordagem do problema a pesquisa foi qualitativa. Os teóricos que subsidiaram o trabalho foram: Pontuschka Paganelli (2009), Cacete (2009); Malysz (2007); Venturi (2009); Peron (2009), Pereira (2015); Santos (2008) Os resultados apontaram para a importância do trabalho de campo para os alunos compreenderem o meio no qual está inserido, para a necessidade de planejamento prévio e análise posterior da experiência, bem como as dificuldades que o professor enfrenta para torná-lo possível.
Descrição:
SILVA, I. L. B. da. A importância do trabalho de campo para a geografia: da teoria para a prática. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.