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O presente trabalho é fruto de nossa participação no Projeto de extensão realizado no ano de 2016 intitulado: A poesia e a música nos coletivos do Projovem: contribuindo com a reinserção da música no currículo escolar. Trata-se de um relato de experiência vivenciado com alunos do ProJovem urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) no município de Catolé do Rocha. O Programa, não mais em funcionamento, tinha como objetivo motivar o retorno dos alunos (de 18 a 29 anos) à escola e a permanência dos jovens em situações de vulnerabilidade por meio de atividades interdisciplinares, ações sociais e capacitação para o trabalho. Implantado em agosto de 2008, o Programa fez parte da Política Nacional da Juventude do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, em ação compartilhada com os Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O principal objetivo deste trabalho é o de descrever as experiências vivenciadas no ProJovem a partir da reinserção da música e da poesia no currículo escolar envolvendo conhecimentos literários, culturais e históricos. Partimos de uma metodologia onde desenvolvemos atividades com gêneros musicais e textos literários de autores clássicos e contemporâneos. Para a fundamentação teórica nos ancoramos em autores como: Adorno (2000), Campomori (2008), Moreira e Candau, (2007), Queiroz (2004), Silva (2004), documentos oficiais (currículo prescrito), entre estes, Diretrizes Curriculares e legislação específica inerentes às discussões. Consideramos positiva esta experiência, visto que os alunos puderam, por meio das atividades desenvolvidas, entrarem em contato com poemas musicados, possibilitando o desenvolvimento de aptidões vinculadas à oralidade, o domínio discursivo e interpretativo, bem como o desenvolvimento cultural destes. |
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