UEPB - Repositório Digital

O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Rainara Batista
dc.date.accessioned 2018-07-27T12:21:50Z
dc.date.available 2018-07-27T12:21:50Z
dc.date.issued 2018-07-05
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17440
dc.description FERNANDES, R. B. O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Literatura, entendida como um espaço de percepção estética e do conhecimento socialmente acumulado, torna-se essencial no processo de formação do leitor, principalmente porque é uma oportunidade que o sujeito tem de tomar contato com diferentes abordagens humanísticas, contribuindo para seu crescimento intelectual e sua criticidade. Por essa razão, o trabalho com o texto literário não pode se limitar à decantação de processos históricos bem como a análise superficial de trechos desconexos sob pena de deixar disperso seu sentido enquanto arte. Dentro desse entendimento, o presente artigo teve como objetivo geral, analisar as abordagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no que tange à Literatura, procurando perceber como as questões são colocadas e que conhecimentos esperam que o candidato domine dentro do contexto literário. Os objetivos específicos, ensejaram analisar de que maneira o ensino de literatura contribui para a formação do sujeito e como o livro didático auxilia no processo de formação do leitor. Ainda dentro desse contexto, há uma discussão acerca do letramento literário como parte do embasamento para as questões propostas. O estudo teve como percurso metodológico, a análise documental, observando seis questões referentes à literatura nas provas do ENEM entre os anos de 2014 e 2016. Foi possível perceber que as abordagens exigiam do candidato um conhecimento literário mais elaborado, apontando assim para um ensino de literatura mais completo, com objetivos e metodologias que oportunizassem aos alunos entender a produção literária nacional para além de data e contextos históricos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verucci Domingos de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject ENEM pt_BR
dc.subject Texto Literário pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title O ensino de literatura e o ENEM: reflexões e práticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta