UEPB - Repositório Digital

Contribuições do letramento para o ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Maria Lilian Barreto de
dc.date.accessioned 2018-07-27T12:22:55Z
dc.date.available 2018-07-27T12:22:55Z
dc.date.issued 2018-07-06
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17443
dc.description SOUSA, M. L. B. de. Contribuições do letramento para o ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A educação representa um importante artifício para melhoria de vida dos sujeitos uma vez que ela propicia um melhor espaço no que se refere à inserção e permanência não apenas no mundo do trabalho, mas ainda, numa esfera cultural e política tornando-os efetivamente participantes do meio em que estão inseridos. Isto posto, o presente artigo tem como objetivo geral realizar uma análise sobre as contribuições do Letramento para o ensino dos gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa justifica-se pelo entendimento da importância do letramento em todas as modalidades de ensino e, de modo específico, para a condução dos trabalhos com os gêneros textuais na EJA, que é uma alternativa de ensino preponderante para aqueles jovens e adultos que não puderam dar continuidade à sua formação básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como embasamento teórico as contribuições de diversos estudiosos, a exemplo de: Antunes (2002), Bagno (2007), Bakhtin (1992), Brasil (1998), (2001), Kleiman (2007), Marcuschi (2002), Orlandi (2000), Soares (1998) dentre outros pesquisadores cujos trabalhos são pertinentes ao desenvolvimento da discussão aqui proposta. A pesquisa indica que o letramento é importante subsídio para a inserção do sujeito na sociedade e, portanto, o ensino dos gêneros textuais tende a ser proveitoso para o exercício do letramento também na EJA, assegurando que os alunos possam aplicar de forma bem-sucedida os conhecimentos vistos em sala de aula nas mais distintas situações comunicativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Inserção social pt_BR
dc.title Contribuições do letramento para o ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta