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A educação representa um importante artifício para melhoria de vida dos sujeitos uma vez que ela propicia um melhor espaço no que se refere à inserção e permanência não apenas no mundo do trabalho, mas ainda, numa esfera cultural e política tornando-os efetivamente participantes do meio em que estão inseridos. Isto posto, o presente artigo tem como objetivo geral realizar uma análise sobre as contribuições do Letramento para o ensino dos gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa justifica-se pelo entendimento da importância do letramento em todas as modalidades de ensino e, de modo específico, para a condução dos trabalhos com os gêneros textuais na EJA, que é uma alternativa de ensino preponderante para aqueles jovens e adultos que não puderam dar continuidade à sua formação básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como embasamento teórico as contribuições de diversos estudiosos, a exemplo de: Antunes (2002), Bagno (2007), Bakhtin (1992), Brasil (1998), (2001), Kleiman (2007), Marcuschi (2002), Orlandi (2000), Soares (1998) dentre outros pesquisadores cujos trabalhos são pertinentes ao desenvolvimento da discussão aqui proposta. A pesquisa indica que o letramento é importante subsídio para a inserção do sujeito na sociedade e, portanto, o ensino dos gêneros textuais tende a ser proveitoso para o exercício do letramento também na EJA, assegurando que os alunos possam aplicar de forma bem-sucedida os conhecimentos vistos em sala de aula nas mais distintas situações comunicativas. |
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