Resumo:
Considerando a importância dos gêneros orais na constituição e relações sociais entre os sujeitos, o presente artigo tem por objetivo compreender a relevância do trabalho com a oralidade em sala de aula, numa perspectiva sociointeracionista, no ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em teorias que se ocupam em debater o tema, como os Parametros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Bortoni-Ricardo (2009), Marcushi (2010), Castilho (1993), Schneuwly & Dolz (2004) entre outros. A pesquisa aponta para a necessidade de se abrir um espaço maior para a abordagem dos gêneros orais em sala de aula, de modo que a escola possa propocionar aos alunos um ambiente de interação, pois vemos que é de extrema relevância o trabalho com gêneros orais no cotidiano escolar.
Descrição:
DANTAS, A. F. A importância dos gêneros orais no ensino de língua materna. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.