Resumo:
O aumento no processo de industrialização tem contribuído de forma negativa com a
degradação do meio ambiente e a diminuição da qualidade de vida do ser humano em
todo o mundo. A intensificação da urbanização pela qual quase todo o mundo vem
passando, trouxe consequências ambientais profundas, principalmente nos países
mais pobres. A Educação Ambiental foi proposta como uma ferramenta para a
formação de sociedades ambientalmente responsáveis, sendo necessário incorporar
a ela as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas. O
objetivo com a pesquisa foi de fazer uma análise acerca da educação ambiental com
a turma de 9º ano da EMEFMAM para formar cidadãos conscientes que sejam
capazes de identificar os problemas que afetam o nosso planeta e participar
ativamente de sua solução e prevenção. Por isso suas atividades devem permitir aos
alunos formarem opiniões que lhes permitam concretizar ações a favor da coletividade
e, desta forma exercer com qualidade sua cidadania. A pesquisa aconteceu com
adolescentes do município de Pilõezinhos/PB, a partir de entrevistas
semiestruturadas, não identificadas, das quais foram colhidas as noções gerais sobre
o meio ambiente e as práticas sociais, tanto de degradação, quanto de defesa e
proteção ao meio ambiente. Os autores de destaque no estudo, como (Dias 2004,
Ribeiro 2004, Jacobi 2003, Melo 2007, santos 2001,Reigota 1998, Macedo 2005, Sato
2004,Tristão 2002, SIrvinskas 2002.);Depois de concluído o estudo se observou que,
apesar da unidade escolar ainda ser muito nova, com apenas cinco anos de
existência, notamos que diversas atividades estão voltadas para os temas
transversais e também existem as praticas de Educação Ambiental, vinculadas as
hortas comunitárias e nas disciplinas que tratam de temas ecológicos.
Descrição:
SILVA, A. C. da. Educação ambiental e formação da cidadania na visão dos educandos do 9° ano da Escola Municipal Marlene Alves Mendes (EMEFMAN), Pilõeszinhos/PB. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.