UEPB - Repositório Digital

Negrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Vilmara Virgulino de Souza
dc.date.accessioned 2018-11-30T17:35:56Z
dc.date.available 2018-11-30T17:35:56Z
dc.date.issued 2018-06-27
dc.identifier.issn CDD 303.385
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17540
dc.description RODRIGUES, V. V. S. Negrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aula. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho è uma sistematização, sob forma de proposta didática, de um conjunto de atividades que realizamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência † (PIBID). Tal proposta está centrada em uma sugestão didático-metodológica para a abordagem da temática do preconceito racial a partir do trabalho com os seguintes contos: Pixaim,de Cristiane Sobral, Negrinha, de Monteiro Lobato,eA Cega e a Negra, de MiriamAlvesos quais constituem o escopo de toda a proposta e que estarão, todavia, sendo postos em diálogo com outros textos, como vídeo, música e dinâmica que também possuem a mesma temática. Para subsidiar a nossa proposta, apoiamo-nos nas orientações de Antunes (2003), pontua que o professor não pode ausentar-se desse momento nem, tampouco, estar nele de modo superficial. O ensino da língua portuguesa também não pode afastar-se desses propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais críticas, mais participativas e atuantes, política e social. Candido (1995; 2002), Geraldi (1984) defende que a prática de análise linguística não deve se deter a uma mera ―limpeza‖ do texto do aluno, pelo contrário: ela deve aliar o trabalho com questões da gramática a outros aspectos inerentes ao texto, como a coesão, a coerência, a sua adequação aos objetivos almejados, a progressão temática, dentre outros, além do que está disposto nos documentos parametrizadores do ensino em nosso país e no estado da Paraíba. Nosso objetivo com a proposta a ser apresentada nesse trabalho é que, a partir da leitura efetiva do texto literário que aborda a temática do preconceito racial, não só possamos reiterar a importância da discussão das questões étnico-raciais em sala de aula, mas, sobretudo, contribuir para a formação de alunos abertos à diversidade cultural e respeitosos com as diferenças entre pessoas. Com isso, esperamos que nosso trabalho possa auxiliar outros professores que queiram discutir as questões étnico-raciais em sala de aula e fomentar o debate sobre o preconceito racial dentro e fora da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Marcelo Medeiros da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Literatura afrodescendente brasileira pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Negrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta