dc.description.abstract |
O presente trabalho è uma sistematização, sob forma de proposta didática, de um conjunto de
atividades que realizamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência † (PIBID). Tal proposta está centrada em uma sugestão didático-metodológica para
a abordagem da temática do preconceito racial a partir do trabalho com os seguintes contos:
Pixaim,de Cristiane Sobral, Negrinha, de Monteiro Lobato,eA Cega e a Negra, de
MiriamAlvesos quais constituem o escopo de toda a proposta e que estarão, todavia, sendo
postos em diálogo com outros textos, como vídeo, música e dinâmica que também possuem a
mesma temática. Para subsidiar a nossa proposta, apoiamo-nos nas orientações de Antunes
(2003), pontua que o professor não pode ausentar-se desse momento nem, tampouco, estar
nele de modo superficial. O ensino da língua portuguesa também não pode afastar-se desses
propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais críticas, mais participativas e atuantes,
política e social. Candido (1995; 2002), Geraldi (1984) defende que a prática de análise
linguística não deve se deter a uma mera ―limpeza‖ do texto do aluno, pelo contrário: ela deve
aliar o trabalho com questões da gramática a outros aspectos inerentes ao texto, como a
coesão, a coerência, a sua adequação aos objetivos almejados, a progressão temática, dentre
outros, além do que está disposto nos documentos parametrizadores do ensino em nosso país
e no estado da Paraíba. Nosso objetivo com a proposta a ser apresentada nesse trabalho é que,
a partir da leitura efetiva do texto literário que aborda a temática do preconceito racial, não só
possamos reiterar a importância da discussão das questões étnico-raciais em sala de aula, mas,
sobretudo, contribuir para a formação de alunos abertos à diversidade cultural e respeitosos
com as diferenças entre pessoas. Com isso, esperamos que nosso trabalho possa auxiliar outros professores que queiram discutir as questões étnico-raciais em sala de aula e fomentar
o debate sobre o preconceito racial dentro e fora da escola. |
pt_BR |