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O presente trabalho pretende analisar a construção da cognição humana por meio da observação do desenvolvimento da personagem Sally, do filme “O enigma das cartas”, valendo-se da teoria das Inteligências Múltiplas, cujo criador – o psicólogo humanista Gardner – define como as possíveis capacidades que o ser humano pode desenvolver durante a vida. O estudo surgiu com inquietações em sala de aula sobre como as inteligências estão presentes em nosso dia a dia sem que as notemos, ou até sem que as conheçamos. Observando como o processo de aprendizagem é abordado em salas de aulas, buscamos compreender como os indivíduos aprendem e se desenvolvem cognitivamente. Para isso, buscamos analisar a obra cinematográfica dirigida por Michael Lessac no ano de 1993, como forma de representar a realidade por meio da arte. A partir da escolha do filme e da teoria, ressaltaremos como as construções sociais podem influenciar na ampliação das capacidades ou estagná-las. Para isso, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objeto de pesquisa, o filme, já foi analisado por diversos vieses da Psicologia sem, no entanto, ter sido trabalhado sob uma ótica educacional. Sendo assim, ao buscarmos suporte nas Inteligências Múltiplas, visamos mostrar que o desenvolvimento da cognição durante a infância é realizada de forma conjunta, a qual a multiplicidade de inteligências combinadas forma o ser único. |
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