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É fato que as bibliotecas evoluíram e com isso suas funções também se transformaram isso devido às mudanças da sociedade paralelas as suas necessidades. Pensando no contexto das bibliotecas públicas, ressaltamos que desenvolvemos nossa pesquisa na biblioteca do SESI fundada na cidade de Monteiro-PB em 12 de agosto de 2011, o SESI surgiu com o intuito de auxiliar na formação de novos leitores e além do acervo oferecido no local, a mesma dispõe de atividades variadas como, por exemplo, brincadeiras, jogos, acesso a internet, fantoches etc. Através de nossa pesquisa tentaremos responder à seguinte questão: de que maneira a biblioteca do SESI da cidade de Monteiro-PB se insere na história de leitura dos seus frequentadores, e que práticas de leitura são realizadas por eles naquele espaço ou em função dele? Assim, nosso intuito foi observar se esses leitores começaram a frequentar o espaço citado para cumprir tarefas escolares, pela curiosidade, busca de conhecimento ou até mesmo pelo aperfeiçoamento da prática da leitura, além de especificar a relevância da biblioteca na vida de seus usuários. A partir disso, temos como objetivos específicos: identificar as principais motivações que levaram os leitores a buscarem esse espaço de leitura e os modos como ele se insere na história de leitura deles; e descrever as práticas de leitura que caracterizam o modo de apropriação deste espaço por parte dos leitores que participaram da pesquisa.Nossa pesquisa foi de base predominantemente descritivo-analítica, uma vez que a mesma vem buscando descrever, compreender e analisar os motivos pelos quais as praticas de leitura acontecem e como estão organizadas. Além disso, é considerada documental, uma vez que foi realizada com base na análise de questionários que apresentava questões objetivas de múltipla-escolha e questões discursivas sendo aplicado aos frequentadores da biblioteca do SESI. Para a realização de tal pesquisa, estabelecemos como base teórica os seguintes autores: Horellou-Lafarge &Segré (2010); Chartier (1999); Araújo (2011); Espíndula (2015); Battles (2003); Paiva, et Andrade(2008); Brasão et al (1972) e a pesquisa Retratos da leitura no Brasil (2015). A partir da análise dos dados coletados percebemos que a maioria dos participantes pratica o hábito da leitura para ficarem informados, pois ela trás conhecimento e é algo que os ajuda na realização de tarefas escolares. Além disso, encontram na biblioteca uma forma de cumprir exigências escolares, uma vez que recorrem ao acervo oferecido para suprir essas necessidades. Suas práticas são voltadas mais a leitura de gibis e livros, fator que se configura como uma forma de aprendizado, conhecimento e lazer; além disso, apontam os amigos e a escola como fatores primordiais na difusão de informações do referido local e que embora não a frequentem muito, reconhecem a importância da biblioteca para a cidade de Monteiro-PB como um local que favorece a prática da leitura. |
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