Resumo:
De Copaoba à Serra da Raiz/PB transfigura uma ideia de como o estudo do lugar e cotidiano é
essencial para trazer ao aluno a compreensão de relações geográficas espaciais. Por isso, o
objetivo que norteou a elaboração deste trabalho foi o de contribuir subsidiariamente com os
professores, através da reflexão e confronto com o texto, para que os mesmos façam uso
alternativo dessa ferramenta pedagógica e possam levar os estudantes de ensino fundamental e
médio a uma melhor interpretação geográfica de Serra da Raiz/PB. Pois, nas escolas, a maneira
como está sendo abordado o ensino de Geografia não tem acompanhado as carências e as
transformações sofridas pela sociedade. Nessa expectativa, os fundamentos do presente
trabalho foram alicerçados em consultas a obras que permitiram analisar a geo-história de Serra
da Raiz/PB, assim como de autores que proporcionaram a compreensão da importância do
estudo do lugar e sua interação com o sistema mundo, com proximidades voltadas para uma
visão holística, não menos importante daqueles que trouxeram destaques à crise pela qual passa
a Geografia escolar brasileira. Para tanto, contou-se com o apoio de observações diretas e
recorreu-se ao auxílio do método dialético, sob uma explicitação das contradições da realidade,
haja vista que a unidade e luta dos contrários põe o cenário sob o contexto em que buscar a
realidade é algo fundamental para contestar o concreto prosseguimento das problemáticas
vivenciadas.
Descrição:
OLIVEIRA JÚNIOR, E. C. de. De copaoba à Serra da Raiz/PB: entrelaços contextuais para um melhor ensino sobre lugar e cotidiano. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.