UEPB - Repositório Digital

A professora negra e a afirmação da identidade étnica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Rayssa Thâmara Alves Cabral
dc.date.accessioned 2018-12-03T17:46:16Z
dc.date.available 2018-12-03T17:46:16Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17557
dc.description RAMOS, R. T. A. C. A professora negra e a afirmação da identidade étnica. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista as várias modificações que o ensino da Geografia passou ao longo dos anos, bem como, o currículo atualizado em benefícioao desenvolvimento pleno do educando, o presente trabalho configura-se em meio às transformações da sócio- politicas-tecnológicas da educação para o ensino de Geografia. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de ensino e aprendizagem em Geografia sob a perspectiva de uma educação cidadã, humana e social, a partir da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, discutindo como a relação professor/aluno poder contribuir para esse processo, bem como enunciando as maiores dificuldades que os alunos apresentam com relação à disciplina de Geografia.O trabalho justifica-se na apreciação da situação do ensino da Geografia frente a implicações e novas metodologias de ensino, apresentando como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada em alguns autores como Sposito (2014), Callai (2001) e Cavalcanti (2006) de caráter descritivo e qualitativo, com análise de campo de pesquisa. O presente trabalho tomou como base para a coleta e análise dos dados a aplicação do questionário e a observação. A pesquisa foi realizada com os 4 professores de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão, Alagoinha – PB. Conclui-se que através dos dados coletados pelos professores, o ensino de Geografia tem passado por grandes mudanças, deixando de lado o modo tradicional de ensino e se adaptando as novas tecnologias. Percebe-se que os professores privilegiam os conhecimentos prévios dos alunos e se adaptam a ambientes inovadores para sua prática educacional, utiliza-se de forma positiva das TCI´s para despertas os conhecimentos dos alunos em sala de aula, veem a experiência do estágio como parte de grande importância para sua formação acadêmica, onde colocaram em prática as teorias aprendidas em sala de aula e adquiriram conhecimentos que se fazem presentes apenas na própria vivencia docente. Utilizando-se de todo material oferecido pela escola e pelo meio que sirva como ferramenta para solucionar problemas de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade étnica pt_BR
dc.subject Professora negra pt_BR
dc.subject Educação igualitária pt_BR
dc.title A professora negra e a afirmação da identidade étnica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta