Resumo:
Este trabalho tem como objeto de estudo o relato e a discussão teórica em relação a realização
do projeto: O uso de Documentos Históricos na Sala de Aula: mulheres no mercado de trabalho
na década de 1980. O referido projeto foi realizado no ano de 2016 por alunos do curso de
História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da
Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Escola Estadual Monsenhor Emiliano de
Cristo da cidade Guarabira na Paraíba, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Este
estudo trata de relatar sobre as etapas do projeto, passando pela sua idealização até a sua
conclusão, abordando também a metodologia de ensino utilizada durante as aulas, como
também, a utilização de fontes primárias na sala de aula (processo trabalhista) e o trabalho
realizado com as informações coletadas nas atividades com o processo trabalhista. Este trabalho
ainda discute as possibilidades de um ensino crítico e inovador através do trabalho com
documentos históricos na sala de aula, tendo como base alguns referenciais teóricos como Sonia
M. Leite Nikitiuk, Circe Bittencourt e Leandro Karnal que tratam do ensino de História, do
papel do professor e de repensar as práticas pedagógicas no ensino.
Descrição:
SILVA, I. dos S. A utilização de um processo trabalhista nas aulas de história: experiências de ensino através do programa institucional de bolsas de iniciação à docência. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.