Resumo:
O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, é uma doença que não tem causas
conhecidas, como também a cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento
adequado, proporcionaram ao individuo maior possibilidade de desenvolver suas
habilidades afetadas, tais como a comunicação e socialização. A inclusão no
contexto escolar é uma realidade assegurada por Lei. O aluno com necessidades
especiais, torna-se um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino e pelos
educadores que nem sempre estão preparados. Neste sentido, buscamos indagar, o
professor foi capacitado para receber um aluno autista e contribuir para a sua
interação? A partir desta indagação, temos como objetivo geral analisar as políticas
de inclusão do aluno com TEA na sala de aula: Conceituando o TEA, sinais,
sintomas e os desafios para uma educação inclusiva; Observar os aspectos de
capacitação de profissionais da Educação e Analisar o atendimento especializado na
Educação Regular para alunos com Autismo. O embasamento se deu com os
seguintes teóricos: Caminha et al. (2016); Canabarro, Teixeira e Schmidt (2018);
Loureiro et al. (2017); Ferreira (2018); Braz-Aquino, Ferreira e Cavalcante (2016),
entre outros, que tratam das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Para isso, adotou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Conclui-
se que os prejuízos causados pelo Transtorno do Espectro do Autismo, afastam as
crianças do sistema educacional, muito embora algumas conquistas já permitem que
as mesmas sejam incluídas e possam frequentar a escola e façam parte da
Educação Especial, no entanto, essa inclusão nem sempre ocorre de forma
qualitativa, pois os educadores em sua maioria não estão preparados para promover
o desenvolvimento de uma criança autista, como também a escola não oferece uma
estrutura física e de material adequados para promover a socialização e
desenvolvimento do aluno autista.
Descrição:
GOMES, G. J. L. Tenho um autista na sala de aula e agora?. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.