Resumo:
O objetivo deste trabalho é mostrar como a categoria geográfica, “o espaço”, torna-se um
recurso didático significativo para o aprendizado do aluno, em particular ao ensino
fundamental. A análise a este objeto se motiva por entendermos, que através de sua utilização
seja uma forma de construir um ensino mais perceptivo do conhecimento geográfico. O
professor através de sua mediação, neste contexto, torna-se essencial para o aprendizado do
educando. Na contemporaneidade a utilização de meios didáticos, como o uso dos diferentes
espaços, aparece como ferramentas de ensino que estimulam o interesse do aluno com relação
ao conteúdo abordado em sala de aula. Esta análise foi construída por meio de um estágio na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Benvindo, na área urbana
do município de Guarabira no estado da Paraíba. A hipótese aqui apresentada originou-se com
as observações em atividades desenvolvidas com as turmas do sexto e sétimo ano do ensino
fundamental. Além do método empírico para o desenvolvimento deste estudo qualitativo,
utilizamos entrevistas em forma de questionários abertos e pesquisas bibliográficas. Como
resultado desta análise, percebemos que o espaço geográfico, enquanto recurso didático é
bastante relevante no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Além de fácil compreensão do
conteúdo, socializa os envolvidos, entre outros pontos que merece uma reflexão. Deste modo,
cabe-nos como educadores e pesquisadores refletirmos sobre os diferentes modos de
utilização do espaço geográfico para suprir as necessidades do homem em seu meio.
Descrição:
LIMA, T. L. de. A categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didático. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.