Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17562
Título: | A categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didático |
Autor(es): | Lima, Thiago Lopes de |
Palavras-chave: | Espaço geográfico Ensino de geografia Recursos didáticos |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar como a categoria geográfica, “o espaço”, torna-se um recurso didático significativo para o aprendizado do aluno, em particular ao ensino fundamental. A análise a este objeto se motiva por entendermos, que através de sua utilização seja uma forma de construir um ensino mais perceptivo do conhecimento geográfico. O professor através de sua mediação, neste contexto, torna-se essencial para o aprendizado do educando. Na contemporaneidade a utilização de meios didáticos, como o uso dos diferentes espaços, aparece como ferramentas de ensino que estimulam o interesse do aluno com relação ao conteúdo abordado em sala de aula. Esta análise foi construída por meio de um estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Benvindo, na área urbana do município de Guarabira no estado da Paraíba. A hipótese aqui apresentada originou-se com as observações em atividades desenvolvidas com as turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. Além do método empírico para o desenvolvimento deste estudo qualitativo, utilizamos entrevistas em forma de questionários abertos e pesquisas bibliográficas. Como resultado desta análise, percebemos que o espaço geográfico, enquanto recurso didático é bastante relevante no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Além de fácil compreensão do conteúdo, socializa os envolvidos, entre outros pontos que merece uma reflexão. Deste modo, cabe-nos como educadores e pesquisadores refletirmos sobre os diferentes modos de utilização do espaço geográfico para suprir as necessidades do homem em seu meio. |
Descrição: | LIMA, T. L. de. A categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didático. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17562 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thiago Lopes de Lima.pdf | PDF - Thiago Lopes de Lima | 5.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.