Resumo:
O objetivo desse trabalho é o de investigar o conceito de educação popular como resultado do ensino-aprendizagem, a partir das ideias de Paulo Freire. Para desenvolvermos nosso trabalho partimos do conceito e do surgimento da educação popular na perspectiva de Freire e Nogueira (2005). Apoiados pelas ideias de Libâneo (2008) e Arruda Aranha (2006), vimos que a educação popular se circunscreve entre a educação não-formal e informal, fazendo-se a saber que esses dois tipos de educação tem menor grau de intencionalidade, vivenciada no dia a dia das pessoas. A educação popular surge como resultado do fracasso da educação pública. Em seguida, relacionamos a educação popular à conscientização, uma das temáticas centrais da pedagogia de Freire (2006). Por último, inserimos a discussão envolvendo a educação popular contrastando as atuações dos “técnicos” e dos educadores populares. Nessa perspectiva, utilizamos, baseados em Freire (2011), os conceitos de educação bancária como guia da ação dos “técnicos” e da “educação problematizadora” como orientadora da ação dos educadores populares. Nesses contrastes, percebemos que o resultado da ação dos técnicos ao construir muros entre o ensino e a aprendizagem, favorece um tipo de deformação pedagógica na qual há a naturalização e perpetuação das desigualdades. Em contrapartida, a ação/reflexão construída pelos educadores e o povo das comunidades, encoraja a transformação social em vista da humanização da sociedade.
Descrição:
SILVA, A. P. Paulo Freire e o conceito de educação popular como resultado do ensino-aprendizagem. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]