dc.contributor.author |
Maciel, Genilson Messias dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-05T18:04:10Z |
|
dc.date.available |
2018-12-05T18:04:10Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-26 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17573 |
|
dc.description |
MACIEL, G. M. S. O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire . 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo dessa pesquisa é a de investigar, dentro de uma abordagem filosófica, o conceito de medo e suas causas e consequências no ensino-aprendizagem, na concepção do educador Paulo Freire. Partiremos de uma abordagemsobre o medo segundo esse autor, em sua obra escrita em forma de diálogo com o educador Ira Shor (2011): “Medo e ousadia: o cotidiano do professor”. O nosso intuito é o de entender como o medo foi parte da experiência de vida de Paulo Freire,e como ele esclarece os seus medos a partir de sua vivência. Em seguida, analisaremos as causas do medo tendo por base as obras: “Medo e ousadia” e a “Pedagogia do oprimido”.Em “Medo e ousadia” discutiremos as causas do medo enfrentadas por educadores através dos exemplos narrados por Freire e Shor (2011). Na “Pedagogia do oprimido”, analisaremos as causas do medo em relação com a ausência da liberdade. Concluiremos a nossa pesquisa apresentando as formas de superações do medo e a liberdade como uma conquista, através de um ensino-aprendizagem guiado por uma educação libertadora e problematizadora. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Otacílio Gomes da Silva Neto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Libertadora |
pt_BR |
dc.subject |
Medo (Abordagem filosófica) |
pt_BR |
dc.title |
O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |