Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar como a interação nas relações humanas dos discentes, através da intervenção pedagógica é um ponto fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A investigação foi feita por meio de um estudo de caso com dois alunos, da rede pública municipal de ensino, do Ensino Fundamental I que apresentam dificuldades de aprendizagem. No primeiro momento foi realizado o levantamento de dados sobre o comportamento desses alunos no ambiente escolar e familiar, a partir de entrevistas com os pais e a professora. Em outro momento, foram realizadas dinâmicas que promovem a interação e o reconhecimento do sujeito enquanto ser social. Através dos dados obtidos, observou-se como a dificuldade na aprendizagem está diretamente relacionada com a falta de interação sócio afetiva no âmbito escolar e como a ludicidade nas práticas docentes podem promover vivências interativas que permitam a inclusão dos alunos, em condições de vulnerabilidade, nos contextos de aprendizagem.
Descrição:
BEZERRA, R. M. L. A interação sócio afetiva no âmbito escolar. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]