Resumo:
A formação docente apresenta-se como ferramenta importante para a sociedade atual, tendo em vista que esta reflete de maneira direta na construção de novos cidadãos críticos e reflexivos acerca de sua realidade. No entanto, para que isto ocorra de maneira eficaz, é necessário que os futuros docentes não só tenham conhecimentos específicos de sua área mas sim instrumentalizem diversas metodologias para o enriquecimento do ensino-aprendizagem. Partindo desse princípio, este trabalho se propõe a analisar o estudo do meio como alternativa metodológica na formação inicial de professores de Geografia. Para isso, além da pesquisa in lócus, foram realizadas entrevistas com dezoito participantes de dois estudos do meio realizados no curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba nos anos de 2017 e 2018. A partir das entrevistas, constatamos pontos positivos para a formação docente em Geografia através da metodologia aplicada, entre eles a relação mais aproximada entre a teoria e a prática e a interdisciplinaridade como articuladora na construção do saber geográfico.
Descrição:
SILVA, D. A. da. O estudo do meio como alternativa metodológica na formação de professores de geografia: uma abordagem sobre as experiências na Universidade Estadual da Paraíba. 2018. 55p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.