dc.description.abstract |
Esta pesquisa de caráter qualitativo, teve o objetivo de investigar a percepção do
professor em relação ao usos dos jogos em sala de aula. Sendo assim, buscou-se
investigar como um grupo de 20 (vinte) professores da rede Municipal de Educação
da cidade de Lagoa d’Anta/RN, viam e, consequentemente os utilizavam. O interesse
pela temática deu-se no decorrer da disciplina “Jogos e brincadeiras”, pois, através
dela vislumbrou-se o quanto os jogos são importantes ao fazer pedagógico no Ensino
Infantil, apesar de saber-se ainda que alguns professores não lançam mão dessa
ferramenta, buscou-se conhecer qual era a perspectiva dos docentes em relação ao
uso dos jogos. O presente estudo teve como respaldo teórico as autoras: Assis (2018),
Melo (2018), Pereira (2013), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil (RCNEI) (1998), dentre outros. Esses autores cada um ao seu modo,
argumentam que o lúdico é instrumento fundamental ao aprendizado infantil, e sendo
o jogo uma das principais práticas lúdicas seu uso atua como um instrumento
pedagógico valioso, no sentido de estimular a curiosidade e o prazer em aprender na
criança, ademais, permite um contato mais próximo e harmônico entre educadores e
educandos, proporcionando, desse modo, uma relação mais afetuosa e estimulante
com o objeto de estudo. |
pt_BR |