UEPB - Repositório Digital

Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Katiana Lourenço
dc.date.accessioned 2018-12-10T15:57:43Z
dc.date.available 2018-12-10T15:57:43Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17630
dc.description NUNES, K. L. Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia é a ciência que tem como um dos seus objetos de estudo, o espaço; a Cartografia se constitui como uma técnica de representação do espaço real. Nessa perspectiva, é importante salientar que o ensino da cartografia escolar é de suma importância para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as especificidades do ensino de Geografia para surdos, fazendo um recorte e tendo como foco os conteúdos cartográficos, buscando identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores em trabalhar os conteúdos cartográficos em sala de aula com Surdos. A metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura, abordando materiais que dialogam sobre o tema proposto, tomando como referências os estudos de Lulkin (2016) Mantoan (2011) entre outros autores, como segunda etapa metodológica do estudo realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas da rede pública de ensino localizadas na cidade de Guarabira-PB, sendo uma da rede municipal, e outra da rede estadual. Diante dos dados coletados é perceptível que ainda são muito pertinentes as dificuldades na inclusão de alunos Surdos na escola de ensino regular, há problemas de infraestrutura nas escolas, nos currículos, que não contemplam as necessidades educacionais dos alunos, e, sobretudo problemas na formação docente. Assim, tais questões refletem na aprendizagem dos alunos, principalmente dos Surdos que possuem uma língua e cultura própria, necessitando de adaptações que ultrapassam a presença de um interprete de Libras, para que consigam compreender os conteúdos e relacionar o mesmo com seu cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francyllayans Karla da Silva Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.title Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta