Resumo:
A Geografia é a ciência que tem como um dos seus objetos de estudo, o espaço; a Cartografia
se constitui como uma técnica de representação do espaço real. Nessa perspectiva, é
importante salientar que o ensino da cartografia escolar é de suma importância para a
aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como
objetivo identificar as especificidades do ensino de Geografia para surdos, fazendo um recorte
e tendo como foco os conteúdos cartográficos, buscando identificar quais são as dificuldades
enfrentadas pelos professores em trabalhar os conteúdos cartográficos em sala de aula com
Surdos. A metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura, abordando materiais que
dialogam sobre o tema proposto, tomando como referências os estudos de Lulkin (2016)
Mantoan (2011) entre outros autores, como segunda etapa metodológica do estudo realizou-se
uma pesquisa de campo em duas escolas da rede pública de ensino localizadas na cidade de
Guarabira-PB, sendo uma da rede municipal, e outra da rede estadual. Diante dos dados
coletados é perceptível que ainda são muito pertinentes as dificuldades na inclusão de alunos
Surdos na escola de ensino regular, há problemas de infraestrutura nas escolas, nos currículos,
que não contemplam as necessidades educacionais dos alunos, e, sobretudo problemas na
formação docente. Assim, tais questões refletem na aprendizagem dos alunos, principalmente
dos Surdos que possuem uma língua e cultura própria, necessitando de adaptações que
ultrapassam a presença de um interprete de Libras, para que consigam compreender os
conteúdos e relacionar o mesmo com seu cotidiano.
Descrição:
NUNES, K. L. Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.