Resumo:
O presente trabalho tem como base discutir a importância da musica como recurso didático para o
ensino de geografia analisando como se dá o processo de ensino/aprendizagem na construção do
conhecimento por meio da música, observando a prática do professor e os caminhos usados para se
chegar a uma abordagem lúdica e dinâmica proporcionando assim o desenvolvimento do pensamento
crítico do aluno. Nosso principal interesse é abordar a relação entre a prática do ensino em geografia e
as diversas possibilidades de metodológica para a construção do conhecimento através da música,
onde o aluno possa criar um vinculo maior com o assunto estudado trazendo para sua realidade. Assim
abandonar a ideia de disciplina decoreba e enfadonha; trazer novas formas de estudar geografia com
qualidade e produtividade de forma a agregar a música aos conceitos geográficos para fortalecer a
absorção do conteúdo abordado em sala de aula. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado
estudos bibliográficos como também a execução de um projeto de intervenção por meio de avaliação
qualitativa. Muitos dos autores estudados passaram em suas ideias a importância e a necessidade de
novas práticas de ensino para a geografia de forma a agregar valores indispensáveis para que o ensino
geográfico se torne atraente e prazeroso e interessante para o alunado.
Descrição:
BENEDITO, L. F. O ensino de Geografia e a música: uma análise no processo de ensino e aprendizagem. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.