Resumo:
O ensino de Geografia é de fundamental importância para a vida do educando, visto que essa
disciplina trata de estudar e analisar o espaço geográfico nos seus diferentes âmbitos e a prática
docente é de suma importância para um ensino/aprendizado de qualidade, com planejamentos, diálogo
entre professor/aluno e com metodologias adequadas a cada realidade. Com isso o presente trabalho
tem como objetivo compreender o processo ensino-aprendizagem em Geografia desenvolvido no 1º
ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Tercilio Teixeira da Cruz – Tacima/ PB.
Com a pesquisa obtivemos resultados concretos a respeito do desenvolvimento do processo de
ensino/aprendizagem, bem como a relação do professor e o aluno, conhecendo as dificuldades obtidas
entre esses dois sujeitos no meio escolar e também procurar alternativas para uma melhor interação na
sala e consequentemente uma melhor qualidade educacional. A pesquisa se desenvolveu através da
análise de questionários para alunos e entrevista com o professor a respeito da disciplina geográfica,
buscando assim criar possíveis soluções a respeito do ensino de Geografia e da prática docente. A
pesquisa teve como embasamento a respeito do assunto, autores que tratam dessa problemática como
Pontuschka (2004), Cavalcanti (2002), Vesentini (1995) e outros.
Descrição:
FONSECA, C. A. O processo ensino-aprendizagem em Geografia na E.E.E.M. Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, Tacima-PB: algumas considerações. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.