UEPB - Repositório Digital

Os Contos de fadas e a leitura: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Jardyele de Lucena
dc.date.accessioned 2018-12-10T16:16:14Z
dc.date.available 2018-12-10T16:16:14Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 801.92
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17648
dc.description SANTOS, J. de L. Os Contos de fadas e a leitura: desafios e possibilidades. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como tema central os contos de fadas como metodologia facilitadora no processo de aquisição da leitura, por meio dele são trazidas para a reflexão a importância do trabalho com a literatura infantil, mais especificamente com os contos de fada, para o desenvolvimento da criança. Diante disso, o mesmo traz para a problematização se, de fato, há uma contribuição dos contos de fada no desenvolvimento da criança nos âmbitos social, emocional e cognitivo. No intuito de discorrer sobre esse assunto a abordagem metodológica adotada foi a de cunho qualitativo apoiada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, uma vez que a mesma objetiva discorrer sobre a importância do trabalho com os contos de fadas e sua implicação no desenvolvimento da criança. Foi realizada uma pesquisa com professores de escolas públicas do município de Guarabira, na Paraíba, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de múltipla escolha. Ficou evidente, a partir dos pressupostos teóricos demonstrados no decorrer do texto que a inserção desse tipo de estimulo para os alunos é quase como um é dever de todos, principalmente do professor, pois os contos de fadas são um caminho que leva a criança a desenvolver a criança nos âmbitos: cognitivo, social e emocional de forma significativa. Autores como Abramovich (2006), Prado (2003), Villardi (1999), Reyes (2012), dentre outros autores que discutem a temática em estudo, foram de grande valia para o embasamento teórico. Apresentados ainda os dados obtidos na pesquisa seguidos de uma análise dos mesmos. Por fim concluímos este trabalho com a percepção de que o trabalho com os contos de fadas é uma estratégia que permite a criança desenvolver-se integralmente através de uma maneira lúdica e repleta de encantamento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title Os Contos de fadas e a leitura: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta