dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como tema central os contos de fadas como metodologia facilitadora
no processo de aquisição da leitura, por meio dele são trazidas para a reflexão a importância
do trabalho com a literatura infantil, mais especificamente com os contos de fada, para o
desenvolvimento da criança. Diante disso, o mesmo traz para a problematização se, de fato,
há uma contribuição dos contos de fada no desenvolvimento da criança nos âmbitos social,
emocional e cognitivo. No intuito de discorrer sobre esse assunto a abordagem metodológica
adotada foi a de cunho qualitativo apoiada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, uma
vez que a mesma objetiva discorrer sobre a importância do trabalho com os contos de fadas
e sua implicação no desenvolvimento da criança. Foi realizada uma pesquisa com professores
de escolas públicas do município de Guarabira, na Paraíba, utilizando como instrumento de
pesquisa um questionário de múltipla escolha. Ficou evidente, a partir dos pressupostos
teóricos demonstrados no decorrer do texto que a inserção desse tipo de estimulo para os
alunos é quase como um é dever de todos, principalmente do professor, pois os contos de
fadas são um caminho que leva a criança a desenvolver a criança nos âmbitos: cognitivo,
social e emocional de forma significativa. Autores como Abramovich (2006), Prado (2003),
Villardi (1999), Reyes (2012), dentre outros autores que discutem a temática em estudo, foram
de grande valia para o embasamento teórico. Apresentados ainda os dados obtidos na
pesquisa seguidos de uma análise dos mesmos. Por fim concluímos este trabalho com a
percepção de que o trabalho com os contos de fadas é uma estratégia que permite a criança
desenvolver-se integralmente através de uma maneira lúdica e repleta de encantamento. |
pt_BR |