dc.contributor.author |
Linhares, Flávio Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-10T16:27:56Z |
|
dc.date.available |
2018-12-10T16:27:56Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.890 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17649 |
|
dc.description |
LINHARES, F. B. Abordagem da música no ensino de história: migração nordestina. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa pesquisa tem por objetivo discutir a inserção da música como linguagem no processo de
ensino. Buscando assim, despertar o interesse dos alunos para o entendimento da História, na
sala de aula. Desta forma, busca-se usar a música “asa branca”, composta em 1947, por Luiz
Gonzaga e Humberto Teixeira, para questionar a ideia de que a seca é a grande responsável
pelos problemas da região Nordeste. Para isto fora realizado pesquisas bibliográficas sobre o
Nordeste, considerando também autores que trabalharam com a questão das migrações
nordestinas. Ademais, fora relevante a pesquisa sobre os autores da música, já citada. Entre os
autores aqui estudados, cita-se (ALBUQUERQUE JR, 1999). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientação: Mariângela de Vasconcelos Nunes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Nordestinos |
pt_BR |
dc.subject |
Migração |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.title |
Abordagem da música no ensino de história: migração nordestina |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |