Resumo:
Essa pesquisa tem por objetivo discutir a inserção da música como linguagem no processo de
ensino. Buscando assim, despertar o interesse dos alunos para o entendimento da História, na
sala de aula. Desta forma, busca-se usar a música “asa branca”, composta em 1947, por Luiz
Gonzaga e Humberto Teixeira, para questionar a ideia de que a seca é a grande responsável
pelos problemas da região Nordeste. Para isto fora realizado pesquisas bibliográficas sobre o
Nordeste, considerando também autores que trabalharam com a questão das migrações
nordestinas. Ademais, fora relevante a pesquisa sobre os autores da música, já citada. Entre os
autores aqui estudados, cita-se (ALBUQUERQUE JR, 1999).
Descrição:
LINHARES, F. B. Abordagem da música no ensino de história: migração nordestina. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.