dc.description.abstract |
Na sociedade atual as pessoas tendem à, continuamente, expandir e atualizar seus
conhecimentos. Com essa expansão a educação a distância tem se mostrado uma
boa opção para quem quer adquirir novos conhecimentos, pois permite que o ensino
formal alcance um número maior de pessoas que não possuem tempo hábil para
frequentar salas de aula presenciais. Juntamente com a popularização de
computadores (PCs e notebooks), webcams, internet banda larga e diversos
softwares que promovem interconectividade, abriu-se a oportunidade de elevar as
aulas a distância a um novo nível, conforme sugerem estudiosos a exemplo de
Antonioli (2011), Nissieloin (2008), Moore e Kearsley (2010), Artagey (2011) entre
outros. Nesse sentido, esta monografia pretende levantar uma discussão acerca de
como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação estão auxiliando o
ensino superior, em nível de graduação a distância (no contexto da EAD), nos polos
educacionais da cidade de Campina Grande – PB. Para tanto, a metodologia
utilizada é a do estudo de caso exploratório de abordagem descritiva, a fim de
verificar, na prática, sua aplicação, utilizando como exemplo os cursos superiores de
EAD na cidade em questão. Como resultados, obtivemos que esses cursos já
desempenham um grande avanço na comunicação entre aqueles que utilizam as TICs, tornando o grau de interatividade bastante dinâmico e abrangente. |
pt_BR |