dc.contributor.author |
Nascimento, Franciele Cheila da Rocha |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-11T16:24:37Z |
|
dc.date.available |
2018-12-11T16:24:37Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, F. C. da R. Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do ensino Fundamental I. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Compreendemos a ludicidade como uma ferramenta pedagógica que auxilia o
docente na minimização de aulas monótonas e tradicionais. Então ao utilizarmos
jogos e brincadeiras nas aulas de Geografia possibilitamos aos alunos compreender
os conteúdos que ficaram subjetivos no processo de aprendizagem. Nesta
perspectiva buscamos indagar: qual a importância do lúdico nas aulas de Geografia?
O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes sobre as
contribuições da ludicidade nas aulas de Geografia. O estudo configura-se como
sendo uma pesquisa em educação, com ênfase no ensino de Geografia. A
abordagem metodológica inicialmente configurou-se bibliográfica, posteriormente
exploratória e de campo. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com
questões abertas e aplicado com professoras do Ensino Fundamental I, da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Professor Josué Gomes da Silva, na cidade de
Alagoa Grande, Paraíba. Como referencial teórico utilizamos: Piaget (1976),
Castellar (2014), Moyles (2002), Rufino (2014), e Luckesi (2000). Constatamos,
portanto, que ao trabalharmos com o lúdico na sala de aula o professor possibilita
através do jogos e das brincadeiras a compreensão de conteúdos geográficos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental I |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |