UEPB - Repositório Digital

Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Franciele Cheila da Rocha
dc.date.accessioned 2018-12-11T16:24:37Z
dc.date.available 2018-12-11T16:24:37Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17673
dc.description NASCIMENTO, F. C. da R. Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do ensino Fundamental I. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Compreendemos a ludicidade como uma ferramenta pedagógica que auxilia o docente na minimização de aulas monótonas e tradicionais. Então ao utilizarmos jogos e brincadeiras nas aulas de Geografia possibilitamos aos alunos compreender os conteúdos que ficaram subjetivos no processo de aprendizagem. Nesta perspectiva buscamos indagar: qual a importância do lúdico nas aulas de Geografia? O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes sobre as contribuições da ludicidade nas aulas de Geografia. O estudo configura-se como sendo uma pesquisa em educação, com ênfase no ensino de Geografia. A abordagem metodológica inicialmente configurou-se bibliográfica, posteriormente exploratória e de campo. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com questões abertas e aplicado com professoras do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Josué Gomes da Silva, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Como referencial teórico utilizamos: Piaget (1976), Castellar (2014), Moyles (2002), Rufino (2014), e Luckesi (2000). Constatamos, portanto, que ao trabalharmos com o lúdico na sala de aula o professor possibilita através do jogos e das brincadeiras a compreensão de conteúdos geográficos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Concepções docentes pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta