Resumo:
Compreendemos a ludicidade como uma ferramenta pedagógica que auxilia o
docente na minimização de aulas monótonas e tradicionais. Então ao utilizarmos
jogos e brincadeiras nas aulas de Geografia possibilitamos aos alunos compreender
os conteúdos que ficaram subjetivos no processo de aprendizagem. Nesta
perspectiva buscamos indagar: qual a importância do lúdico nas aulas de Geografia?
O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes sobre as
contribuições da ludicidade nas aulas de Geografia. O estudo configura-se como
sendo uma pesquisa em educação, com ênfase no ensino de Geografia. A
abordagem metodológica inicialmente configurou-se bibliográfica, posteriormente
exploratória e de campo. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com
questões abertas e aplicado com professoras do Ensino Fundamental I, da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Professor Josué Gomes da Silva, na cidade de
Alagoa Grande, Paraíba. Como referencial teórico utilizamos: Piaget (1976),
Castellar (2014), Moyles (2002), Rufino (2014), e Luckesi (2000). Constatamos,
portanto, que ao trabalharmos com o lúdico na sala de aula o professor possibilita
através do jogos e das brincadeiras a compreensão de conteúdos geográficos.
Descrição:
NASCIMENTO, F. C. da R. Concepções docentes sobre a ludicidade nas aulas de Geografia do ensino Fundamental I. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.