Resumo:
Este relato discute a desconstrução de estereótipos de gêneros e sua relação através das práticas de desportos coletivos no futsal e voleibol nas aulas de educação física escolar. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental II Professor Mauro Severiano Leite e foi utilizada a técnica observacional e participativa para registrar as informações dos relatos, que buscam verificar uma solução em construir uma relação entre meninos e meninas na prática esportiva com a finalidade de torná-los mais tolerantes, compreendendo as diferenças e não reproduzindo estereótipos das relações sociais entre os sexos, uma vez que estas práticas esportivas no futsal e no voleibol são consideradas por muitos incompatíveis e inadequadas para o sexo feminino e masculino, respectivamente. Por conclusão encontrou-se que os alunos tinham certa cultura de estereótipos de gêneros impostos pela sociedade e pelo contexto escolar, mas sabiam que nas aulas de educação física não deveria ter esta diferença e preconceito entre os sexos. O que existia era uma desconfiança na interação dos meninos com as meninas no momento de passar a bola nas aulas práticas, seja pela falta de conhecimentos sobre os fundamentos dos esportes ou pela falta de habilidade.
Descrição:
SILVA, C. R. Estereótipos de gêneros em atividades desportivas na educação física escolar na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro - PB . 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018.