UEPB - Repositório Digital

Jogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira Neto, Antonio
dc.date.accessioned 2018-12-11T23:22:51Z
dc.date.available 2018-12-11T23:22:51Z
dc.date.issued 2018-06-29
dc.identifier.issn CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17684
dc.description FERREIRA NETO, A. Jogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedos. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho traz a importância do brincar. As brincadeiras e os brinquedos auxiliando no desenvolvimento da criança em seus vários aspectos, ocupando um importante papel dentro do mundo infantil. Mostra os benefícios que as brincadeiras do tempo de nossos avós e pais podem trazer as crianças. Também é importante destacar, as brincadeiras atuais e o que elas vêm proporcionando as nossas crianças. Brincadeiras essas, que na maioria das vezes são acompanhadas de brinquedos eletrônicos. Como primeira tarefa proporcionou-se aos alunos uma roda de conversa, cujo objetivo foi verificar o conhecimento que cada aluno tinha sobre o conhecimento que possuíam sobre os brinquedos e brincadeiras antigas. As atividades foram desenvolvidas em seis oficinas de trabalho, seguindo suas especificidades próprias. Materiais considerados descartáveis, aliados à criatividade, espontaneidade e da liberdade de expressão, viabilizaram momentos de encantamento pelas brincadeiras. A aplicação do resgate de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, é um meio de estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas dos alunos. Além disso, o lúdico envolve motivação, interesse, e satisfação, ativando aspectos referentes às emoções e à afetividade, componentes importantes no processo de construção do conhecimento. Portanto, o trabalho com o resgate dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física é uma algo que deve ser explorado pelo professor não só na Educação Infantil, mas sim, dando continuidade nas séries iniciais e também nas séries finais, com aprendizagem significativa, possibilitando avaliar os alunos em uma gama de relações sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Álvaro Luis Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeiras educativas pt_BR
dc.subject Resgate cultural pt_BR
dc.subject Aprendizagem lúdica pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta