Resumo:
Este artigo tem como base analisar a influência de atividades físicas no desenvolvimento motor das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental e como essas atividades influenciam na aprendizagem dos alunos, tem como foco principal a observação de como as atividades podem ajudar a melhorar as capacidades motoras dos alunos através de brincadeiras que irão expandir o processo de crescimento intelectual do aluno na aquisição de habilidades motoras que acontecem no seu dia a dia escolar. A escola deve buscar meios e estratégias as quais irão contribuir com esse desenvolvimento. Para contribuir com a melhoria no desempenho de aprendizagem dos alunos na escola, analisando que o desenvolvimento humano é influenciado por uma série de fatores, dentre os quais encontram-se entrelaçados aspectos cognitivos, afetivos, motores e psicossociais, caracterizando-se como um processo contínuo. O trabalho se enquadra em uma pesquisa de observação, onde foi feita uma investigação das principais dificuldades dos alunos com relação ao seu desenvolvimento motor na prática de atividades físicas. A prática das atividades proporcionou mais segurança e autocontrole dos alunos na realização dos movimentos que pode ser observado nas crianças que têm mais habilidades que apresentam um bom desenvolvimento físico e motor durante a atividade, mas também levar em consideração a individualidade de cada criança. É importante mencionar que estas capacidades possuem características genéticas, sendo uma característica individual de cada criança que se desenvolve com o processo de maturidade.
Descrição:
SANTOS, L. C. O desenvolvimento motor na educação física escolar . 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018.[Artigo]