dc.contributor.author |
Silva, Sirleide Marinheiro da |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-13T18:12:29Z |
|
dc.date.available |
2018-12-13T18:12:29Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-27 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.86 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17687 |
|
dc.description |
SILVA, S. M. As influências da iniciação ao voleibol para a disciplina de língua espanhola: um processo interdisciplinar. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente relato tratará das influências do voleibol na Educação Física Escolar e no Espanhol como Língua Estrangeira. Assim busca-se com a presente pesquisa, a participação, o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos com a prática esportiva. O objetivo geral é analisar as práticas das atividades de iniciação ao voleibol como mecanismos fundamentais para um bom rendimento nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Tendo como objetivos específicos investigar os anseios e as dificuldades dos alunos com relação ao aprendizado do espanhol como língua estrangeira; propiciar atividades lúdicas do voleibol visando contribuir para o bom rendimento das aulas de Espanhol; desenvolver atividades de iniciação voltadas para o aprimoramento das habilidades motoras e psicológicas dos alunos ao mesmo tempo propiciar três atividades lúdicas que contribuam para o aprendizado dos fundamentos básicos do voleibol, bem como no aperfeiçoamento no aprendizado do Espanhol dos educandos. As atividades foram aplicadas em sala de aula e na quadra esportiva da escola em uma turma do I ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/ PB localizada no Cariri Paraibano. Para embasamento teórico, nos apropriamos de autores como Freire (2005), Rosseto, (2011), Libâneo (1994), Oliveira (2012), entre outros, além de contarmos com os direcionamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Com relação aos resultados obtidos percebemos que as atividades do voleibol influenciaram de modo positivo no aprendizado da disciplina de Língua Espanhola. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Wasington Almeida Reis |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Voleibol |
pt_BR |
dc.subject |
Rendimento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação pelo esporte |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB |
pt_BR |
dc.title |
As influências da iniciação ao voleibol para a disciplina de língua espanhola: um processo interdisciplinar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |