Resumo:
A abordagem do tema tratado, foi baseado principalmente nos estudos de autores renomados tendo como finalidade expor conceitos sobre Educação Física Inclusiva e Adaptada .O presente artigo a partir de uma pesquisa bibliográfica mostra de forma argumentativa, tem como objetivo mostrar, na perspectiva da Educação Física Adaptada, mas como também a análise das expectativas dos alunos no processo de inclusão no que diz respeito as atividades de Educação Física. No entanto, esse tema tão discutido,mas sempre deixado a desejar por falta de políticas Públicas e conscientização da sociedade que é também responsável deixando de ter sua importância na escola, devido a necessidade da qualificação de professores profissionais para o atendimento de alunos com deficiência, a procura de adaptações tanto estruturais como também pedagógicos para que ambos com deficiência possam ter acesso e a permanência na escola. A metodologia utilizada teve como base a literatura apoiada de autores que abordam esse assunto em questão. Concluiu-se que háadaptações na perspectiva da Educação Física Escolar Inclusiva, que contribui na formação da criança, sendo utilizado como fonte de ensino e que até os dias atuais podemos verificar que pode ser usado na aprendizagem, assim como, para um melhor desenvolvimento em todos os aspectos da criança. Existe a pretenção em ”abrir os olhos” da sociedade para uma pedagogia, centralizada nas necessidades de cada aluno, permitir aos professores reverem a sua própria formação, as referenciais teóricos metodológicos os incentivando no enfrentamento da diversidade social e das diferenças de seus alunos,a buscar uma formação continuada para atender os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE’s) .
Descrição:
SOUSA, M. C. S. Educação física inclusiva e adaptada: revisão bibliográfica. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018.[Artigo]