Resumo:
Conforme aponta Caparroz (2007), as discussões pedagógicas a respeito das aulas de Educação Física não podem ficar hipertrofiadas, tanto as didáticas como as reflexões das práticas docentes precisam ser planejadas e bem discutidas para que haja uma melhora do ensino de Educação Física cada vez mais imprescindível na comunidade escolar. Com base nisso, o presente trabalho tem por principal objetivo analisar a relevância ao uso de brincadeiras no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos caracterizando-se como um relato de experiência vivida com alunos do ensino fundamental em uma escola do interior da Paraíba, caracterizando-se como um estudo de natureza descritiva consistindo numa pesquisa-ação, definida por idas à escola e pesquisas bibliográficas, desenvolvida de modo cooperativo em uma comunidade escolar do Cariri Ocidental Paraibano, descrevendo a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento das crianças a partir de aulas criativas e com recursos acessíveis. Por fim, pode-se concluir que o mais importante no trabalho em sala de aula é resgatar memórias, resgatar vivências e introduzir novos saberes.
Descrição:
BEZERRA, P. A. Jogos e brincadeiras: um olhar a partir das aulas de educação física. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Artigo]