Resumo:
Objetiva-se neste trabalho relatar uma experiência vivenciada com a ginástica rítmica escolar, realizada na Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Zélia Braz, Sumé – PB, com a turma do 4º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, turno manhã. Foram discutidos e desenvolvidos o conteúdo da Ginástica Rítmica com estudantes, na faixa etária de nove (09) e dez (10) anos de idade, não conheciam como sendo um conteúdo pertencente ao Ensino de Educação Física. A sistematização e a organização das aulas foram pensadas a partir da observação dos vários movimentos corporais, gestos, saltos e pulos realizados livremente pelos alunos nos corredores da escola e na sala de aula. Atrelando, portanto, esses movimentos diversos (re)criados pelos discentes aos princípios gerais da Ginástica Rítmica Escolar foram pensadas, no geral, as ações seguindo estas diretrizes: a) sistematização dos fundamentos da ginástica de forma individual e coletiva como: o salto, o rolamento, a ponte, o avião, a parada de dois e três apoios e b) adequação e sincronização dos movimentos ginásticos à música, juntamente aos elementos adequados. Após ensaios, a apresentação foi feita em praça pública em um evento em comemoração ao dia 7 de setembro. O trabalho com a Ginástica Rítmica Escolar é gratificante e está no âmbito da construção do conhecimento em que o próprio estudante é quem constrói, quem articula as formas de seu aprendizado.
Descrição:
FEITOSA, M. I. M. A ginástica rítmica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental . 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]