UEPB - Repositório Digital

Ações educativas orientadas pela Lei 10.639/03: um estudo de caso na cidade de Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Ariane Suênia Guedes
dc.date.accessioned 2018-12-17T11:15:45Z
dc.date.available 2018-12-17T11:15:45Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 370.268 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17719
dc.description RIBEIRO, A. S. G. Ações educativas orientadas pela Lei 10.639/03: um estudo de caso na cidade de Guarabira/PB. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta reflexões a cerca da construção da identidade da criança negra na sala de aula respaldada na lei 10.639/03(BRASIL, 2003). A referida lei é uma grande conquista do povo negro enquanto política educacional, a qual torna obrigatório o ensino história e cultura afro-brasileira e africana, promulgada há 15 anos, mas estudos recentes mostram que a lei não tem efetividade em muitas escolas brasileiras. A partir disso, esta pesquisa objetivou identificar os desafios e as dificuldades para a construção de práticas e ações que viabilizem a construção positiva da identidade da criança negra na escola. Este estudo é de caráter qualitativo, cujo procedimento se constituiu de pesquisa de campo e estudo de caso, realizado numa escola municipal, localizada no município de Guarabira/PB. Cinco professores foram os sujeitos participantes desta pesquisa. Dentre as obras mais utilizadas, destacam-se alguns documentos: lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004), Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (BRASIL, 2006) e autores como: Munanga (2000) Gomes (2005) e Silva (2004). Logo a pesquisa constatou que o conteúdo da lei 10.639/03(BRASIL, 2003) vem sendo efetivado na referida , mas ainda se faz necessário uma quantidade maior de material didático disponível aos docentes, capacitação para poder trabalhar com o material de forma coerente, e atingir o objetivo de promover uma educação antirracista como previsto na lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), e consequentemente que essa educação favoreça a construção da identidade da criança negra na escola, para que os/as educandos (as) negros/as possam reconhecer-se enquanto sujeitos de direitos e que os/as docentes possam atuar positivamente durante esse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Construção da identidade pt_BR
dc.subject Crianças negras pt_BR
dc.subject Ações educativas pt_BR
dc.title Ações educativas orientadas pela Lei 10.639/03: um estudo de caso na cidade de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta