Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato da minha experiência em sala de aula. A atividade faz parte da disciplina Estágio Supervisionado III bem como o trabalho de conclusão de curso com vistas a obtenção do título de Licenciatura Plena em História. A primeira parte deste relatório discute a relação professor, método, no decorrer do processo de ensino aprendizagem, nos vários tempos históricos, do ponto de vista teórico metodológico e de uma maneira que a abordagem para a prática desse ensino seja satisfatória, tanto para o professor quanto para o estudante no que diz respeito à interação dos saberes. Na segunda parte, faço uma discussão sobre a escola na qual atuo como professora identificando o seu espaço físico, os recursos tecnológicos presentes na mesma, as questões de ordem pedagógica, o perfil dos estudantes e o entorno sócio econômico da comunidade na qual ela está inserida. Por último, discorro sobre a minha prática, bem como de minha experiência em sala de aula, como professora de História na Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, porém, observando o recorte temporal dos meses de agosto e setembro, da turma do 2º ano, turno noturno para refletir sobre a realidade do nosso sistema educacional, os limites e desafios e, também sobre os objetivos a que se propõe a disciplina de História no currículo escolar.
Descrição:
MACEDO, Sandra Ney Dantas de. Trajetórias, espaço e o fazer: as experiências do educador no ensino de História. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.