Resumo:
Este estudo buscou investigar o Ciclo da Apropriação do Conhecimento, composto pelas fases
de sensibilização, apropriação e sustentação, nas formações continuadas ofertadas pelo
programa Proinfo Integrado, com professores participantes das edições de 2006 a 2011. Sua
relevância está nas adaptações exigidas por uma sociedade em constante mutação e que, neste
momento, preza pela capacidade de aprendizagem dos indivíduos na inserção das novas
possibilidades de construção. A escola é pressionada a envolver-se com os recursos
tecnológicos digitais, inserindo-os nas práticas pedagógicas dos seus docentes, que, por vezes,
não compreendem seus benefícios e nem buscam conhecê-los, por falta de tempo ou de
motivação pessoal. A partir deste cenário, esta pesquisa, caracterizada como qualitativa
exploratória com descrição de dados quantitativos, fez uso de busca em documentos e
aplicação de questionários para obtenção de dados relacionados à etapa de sustentação do
Ciclo da Apropriação do Conhecimento. O instrumento de coleta de dados foi dividido em
identificação de perfil, impressões sobre o curso e após o curso. Dos 190 distribuídos, 119
estavam aptos para a análise. Os resultados permitiram concluir que o objetivo proposto pela
formação é atingido com ressalvas, pois há necessidade de melhor qualificação de monitores e
dedicação no ato de incentivar a aprendizagem do docente. Estes, após a formação,
procuraram utilizar os recursos explorados na intervenção, apesar de se limitarem as
atividades fundamentadas no uso da internet.
Descrição:
COSTA, A. T. Aprendizagem docente: o ciclo da apropriação do conhecimento
na formação continuada mediada pelas tecnologias digitais. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.