UEPB - Repositório Digital

Análise da educação geográfica na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha/PB: estudo de caso sobre as turmas concluintes de 2018

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Júnior, José Francisco da
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:05:35Z
dc.date.available 2018-12-17T17:05:35Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17747
dc.description SILVA JÚNIOR, J. F. da. Análise da educação geográfica na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha/PB: estudo de caso sobre as turmas concluintes de 2018. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda uma análise do papel da educação geográfica evidenciando seus desdobramentos nas aulas das séries finais do ensino médio da Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha - PB. Com o intuito de entender o papel e os desafios do ensino de Geografia no cenário atual, identificando como a universidade, o professor e a escola estão se adaptando às novas metodologias para formação do alunado. Para isso, foi necessário uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica deste trabalho, as observações das aulas de Geografia e da estrutura física da escola, e aplicação de questionário para os alunos e professor. Após análise dos dados e informações obtidas com o questionário e observações das aulas constatamos que, as aulas de Geografia continua seguindo metodologias tradicionais desestimulando o alunado a entender o novo espaço que estar ao seu redor e como as problemáticas que o envolve pode afetar sua vida cotidiana. A escola possui uma boa estrutura física e recursos tecnológicos que facilitam a aplicação de novas práticas em sala de aula, porém existem espaços, como o laboratório de informática, que os docentes e discentes não têm acessibilidade. Por fim foi evidenciado que os professores necessitam de um maior aparato em sua formação continuada, pois ficou nítido que a educação geográfica das séries finais do ensino médio é deficitária, impossibilitando o alunado em compreender que a Geografia se faz presente no nosso dia a dia e entendê-la é necessária para sua formação cidadã. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Práticas metodológicas pt_BR
dc.title Análise da educação geográfica na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha/PB: estudo de caso sobre as turmas concluintes de 2018 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta