Resumo:
Este trabalho aborda uma análise do papel da educação geográfica evidenciando seus
desdobramentos nas aulas das séries finais do ensino médio da Escola Estadual Agenor
Clemente dos Santos/Alagoinha - PB. Com o intuito de entender o papel e os desafios do
ensino de Geografia no cenário atual, identificando como a universidade, o professor e a
escola estão se adaptando às novas metodologias para formação do alunado. Para isso, foi
necessário uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica deste trabalho, as
observações das aulas de Geografia e da estrutura física da escola, e aplicação de questionário
para os alunos e professor. Após análise dos dados e informações obtidas com o questionário
e observações das aulas constatamos que, as aulas de Geografia continua seguindo
metodologias tradicionais desestimulando o alunado a entender o novo espaço que estar ao
seu redor e como as problemáticas que o envolve pode afetar sua vida cotidiana. A escola
possui uma boa estrutura física e recursos tecnológicos que facilitam a aplicação de novas
práticas em sala de aula, porém existem espaços, como o laboratório de informática, que os
docentes e discentes não têm acessibilidade. Por fim foi evidenciado que os professores
necessitam de um maior aparato em sua formação continuada, pois ficou nítido que a
educação geográfica das séries finais do ensino médio é deficitária, impossibilitando o
alunado em compreender que a Geografia se faz presente no nosso dia a dia e entendê-la é
necessária para sua formação cidadã.
Descrição:
SILVA JÚNIOR, J. F. da. Análise da educação geográfica na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos/Alagoinha/PB: estudo de caso sobre as turmas concluintes de 2018. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.