Resumo:
Os problemas bem definidos são os principais exercícios utilizados por professores nas disciplinas
introdutórias de programação em um curso de ciências da computação. Porém, a maioria das situações
que os desenvolvedores de empresas se deparam são problemas do tipo mal definidos. Ou seja, existe
uma grande diferença entre o que é trabalhado na graduação e as situações reais vivenciadas por
desenvolvedores. Então, a Programação Orientada ao Problema - POP - foi desenvolvida no intuito de
aproximar ao máximo os alunos iniciantes em programação das situações comuns encontradas por
equipes de desenvolvimento de software, colaborando diretamente na formação dos integrantes do
processo. Na UEPB, a aplicação da pesquisa ocorreu no período 2012.2 nas turmas introdutórias de
programação, evidenciando a dificuldade dos alunos em se trabalhar com situações incomuns, mal
elaboradas. A aplicação mostrou que o desenvolvimento de software não se resume em programar, mas
a um grande processo que envolve comunicação e documentação como partes permanentes deste. Os
autores utilizados como principais referências foram Andrea Mendonça, Sommerville e Pólya.
Descrição:
MACIEL, T. dos S.
Aplicação POP na UEPB: Comunicação e
documentação na solução inteligente de problemas. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.